5 blocos diferentões do Carnaval de BH
Centenas de blocos para milhões de foliões é o que se pode esperar no Carnaval de BH, inclusive blocos bem diferentes e curiosos!
Em 2024, mais de 500 cortejos vão participar do Carnaval da capital mineira, que conta com uma programação bem diversa, extensa e que valoriza nossas culturas. E contando com essa pluralidade, trouxe cinco blocos bem curiosos para, quem sabe, compor a sua folia nesse Carnaval da Liberdade.
E eu não estranharia se você incluísse todos na sua programação viu… porque é um mais legal que o outro!!
Bloco da bicicletinha
Foto: Acervo Bloco da bicicletinha
Você já pensou em misturar carnaval e bicicleta na sua folia???
O que o bloco tem de diferente, também tem alegria e garra! O Bloco da bicicletinha surgiu em 2013, com a ideia de unir a paixão pelo carnaval e pela bicicleta. Além de curtir a festa, os foliões também contribuem com a conscientização da população em relação à mobilidade urbana, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte e, consequentemente, contribuindo para a redução da poluição e do congestionamento nas ruas da cidade. Sensacional, né?!
O bloco é gratuito e aberto a todos, basta você levar sua bicicleta e muita animação para esse cortejo que, esse ano, comemora o décimo desfile pelas ruas da cidade. O desfile está previsto para o dia 08/02/24 com início da concentração às 20 horas, partindo da Praça Da Bandeira.
Bloco Queimando o Filme
Esse bloco vai para os amantes do cinema e do audiovisual!!
O Bloco Queimando o Filme representa o cenário audiovisual em BH, onde os foliões e cinéfilos desfilam ao som de famosas trilhas sonoras de cinema e seriados. Ele surgiu de uma brincadeira entre amigos que trabalhavam em uma produtora e já dura uma década.
Uma das principais atrações do Queimando o Filme são as fantasias com referência ao cinema, uma mais criativa que a outra, inclusive fantasias de “pipoca” e “guaraná”... errados não estão!!
Eles sempre homenageiam o cinema e as salas de cinema. Já saíram do Cine Horto, do Cine Santa Tereza e esse ano, no dia 27/01, homenagearam o Cine Belas Artes, um dos poucos cinemas de rua que sobraram em Belo Horizonte e quase fechou em um momento difícil na pandemia.
Bloco Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro
Foto: Leo Salvo - Acervo Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro
Para os pagodeiros de plantão, o Bloco Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro é o melhor bloco!
O bloco é reconhecido por trazer a nostalgia de grandes clássicos do pagode dos anos 1990, despertando a memória afetiva da geração, assim como sucessos atuais. As músicas são arranjadas para o axé, salsa, maracatu, frevo e pagode baiano, contando ainda com produções autorais, como a música tema.
O Me Beija, que surgiu em 2014 e esse ano celebra os 10 anos de Carnaval na capital mineira, entende que a vitalidade do Carnaval de rua de BH passa pela valorização da produção autoral, como forma de promover a renovação constante da manifestação popular. Este ano, foi programado para ele sair duas vezes, sendo a primeira apresentação no dia 04/02; e o segundo cortejo está marcado para às 14h do dia 10/02, terça de Carnaval, na Av. Olegário Maciel, 1412, Santo Agostinho.
Bloco Turu Turu
E é nesse turu turu turu que a nostalgia toma conta da Região Oeste de BH!!
Formado por artistas que compartilham a paixão pela música de Sandy & Júnior, o Bloco Turu Turu alegra os fãs da dupla. O repertório conta com canções que marcaram a trajetória da dupla, trazendo uma adaptação carnavalesca dos grandes sucessos.
Está programado para às 15 horas do dia 10/02 na Praça Carlos Marques. Esse bloco é perfeito pra você que além de gostar das músicas, ainda prefere atrações não muito cheias. Por não estar na Região Central, o bloco tende receber um público reduzido.
É o Amô
Foto: Leo Salvo - Acervo É o Amô
Para os amantes do ritmo mais popular do Brasil, o Bloco É o Amô mistura os hits do sertanejo com um toque carnavalesco! Mas sem sofrência, viu?!
O bloco É O Amô foi criado em 2018 com o intuito de celebrar o sertanejo retrô! Com uma bateria composta por 100 integrantes, a agremiação procura levar o melhor do sertanejo raiz para as ruas, com um desfile bonito e cheio de alegria! O desfile está programado para às 15 horas do dia 12/02, partindo da Av. dos Andradas, 4000.
Olha que tudo, mulherada: sabendo da existência de algumas canções que objetificam a mulher dentro do universo do sertanejo, a banda tem o minucioso trabalho de modificar as letras, removendo as ideias de rivalidade feminina e de masculinidade tóxica. A mensagem é certa. A música é para todos, sem exceção!
Comentários