Turismo em Minas Gerais | Artes Sacras em Minas Gerais

108
Foto por: Foto: Pedro Vilela
Atualizado em: 06/03/2024

Conheça um pouco das Artes Sacras em Minas Gerais


Minas Gerais abriga um tesouro de obras de arte sacra que refletem a devoção e a fé do povo mineiro e hoje vamos te contar sobre suas manifestações. 

 

As artes sacras mineiras são uma parte fundamental do patrimônio cultural e religioso do estado de Minas Gerais.


As manifestações são diversas: 

  • As igrejas e capelas coloniais com uma mistura única de estilos, incluindo o barroco e o rococó; 
  • As esculturas em madeira e pedra que retratam santos, anjos e figuras bíblicas; 
  • As pinturas detalhistas que adornam nossos lugares religiosos; 
  • Os cânticos litúrgicos e músicas acompanhados por órgãos sacros que enriquecem as celebrações religiosas em todo o estado.


O Barroco e Rococó de Minas

O barroco e rococó são expressões que deixaram uma marca profunda na arte e na arquitetura de Minas Gerais, tornando uma referência importante desses estilos no Brasil.

 

Diferença entre o Barroco e Rococó

O barroco foi marcado por uma rica produção artística, especialmente na arquitetura, escultura, literatura e pintura. É aquele estilo cheio de detalhes, sabe? Extravagante, cheio de curvas, bem próximo do real. O dourado em espaços brancos toma conta das artes, produzindo uma sensação de riqueza e de deslumbrância.

O barroco tem um visual bastante característico e diferenciado. Suas principais características são:

  • Valorização de detalhes;
  • Rebuscamento e exagero (imagens pesadas);
  • Obscuridade, sensualismo e complexidade;
  • Contradições e dualismo.


Já o rococó, é um movimento artístico que trouxe maior leveza e ornamentação para as artes. A decoração não é tão rebuscada quanto a do barroco, sugerindo encantamento e bem-estar. Estão nos detalhes arquitetônicos. 

Esse estilo surgiu como uma forma pejorativa da arte barroca. Foi inserido na sociedade europeia por meio da decoração de interiores, pintura, entre outros. Dentre suas características mais marcantes, estão:

  • Uso frequente de curvas;
  • Aplicação de texturas;
  • Predominância das cores claras como tons pastel;
  • Uso recorrente de dourado;
  • Temáticas voltadas a retratar uma sociedade que busca pelos prazeres e felicidades;
  • Construções que criam uma ideia de leveza.

 

Nossas igrejas

As igrejas barrocas são um dos maiores legados do período colonial em Minas Gerais. Elas são conhecidas por sua grandiosidade arquitetônica, com fachadas ornamentadas, torres altas e interiores ricamente decorados. A talha dourada e as esculturas em madeira representando santos, anjos e figuras religiosas são características marcantes delas. 

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Ouro Preto, é um dos principais símbolos do barroco mineiro.

 

Aleijadinho e Mestre Ataíde

Você já deve ter ouvido falar de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Dois dos mais renomados artistas barrocos/rococó do Brasil, eles contribuíram significativamente para a arte sacra e para o patrimônio cultural brasileiro, especialmente em Minas Gerais. 

Considerado um dos mais renomados artistas barrocos do Brasil, Aleijadinho deixou um legado impressionante de esculturas em igrejas e santuários mineiros, como os Doze Profetas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Foi mestre escultor e entalhador, sua obra é expressiva e detalhista nas esculturas em madeira e pedra-sabão. 

 

Além dele, o Mestre Ataíde foi um importante pintor do período colonial brasileiro. Suas obras estão espalhadas por diversas cidades mineiras, inclusive no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. No interior da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, o conjunto das esculturas do retábulo principal, obras primas do Aleijadinho, se harmoniza com a pintura do teto, obra-prima da pintura rococó brasileira, feita por Ataíde. 

 

Podemos dizer que de riqueza cultural e artística, Minas está bem servido. Ainda mais quando juntamos nossa herança colonial com nossas artes mais recentes.

 

Artes sacras modernas em Minas

A Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cataguases, são exemplos da arte sacra moderna mineira. 

Quem vem para BH, é quase obrigatório conhecer o conjunto arquitetônico da Pampulha, incluindo a Igreja da Pampulha, uma das mais famosas obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Conhecida por sua arquitetura modernista, é considerada um marco do movimento moderno na arquitetura sacra brasileira.

No interior da Igreja da Pampulha, os visitantes podem apreciar pinturas, esculturas e vitrais. A decoração interna retrata cenas da vida de São Francisco de Assis, padroeiro da igreja, e foram realizados por um dos artistas brasileiros mais renomados Cândido Portinari. 

 

Cataguases é uma cidade bem modernista. Lá tem várias construções de artistas renomados, como Oscar Niemeyer e Cândido Portinari. Na Praça Santa Rita, fica o Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia. Tão importante culturalmente para a cidade que foi tombado pela Prefeitura Municipal. A fachada chama bastante atenção. Tem um lindo painel em azulejos intitulado “A vida de Santa Rita”, da pintora Djanira.

 

Musicalidade e religiosidade

A sonoridade dos corais e órgãos de tubos geralmente acompanham os cânticos e as músicas durante os momentos da Semana Santa. Durante os dias da Semana Santa, os órgãos sacros acompanham as procissões, as liturgias da Paixão, os ofícios divinos e outras atividades religiosas, proporcionando uma trilha sonora majestosa e emocionante para os momentos de oração e reflexão dos fiéis. 

Muitas das igrejas e catedrais em Minas Gerais possuem órgãos históricos, alguns deles ainda do período colonial.

 

Igreja N.S. do Carmo, em Diamantina

A Igreja do Carmo é uma das maiores e mais ricas da cidade, concentrando cerca de 80 quilos de ouro em seu interior. O templo foi erguido entre 1760 e 1784 e abriga o órgão de 549 tubos, que é um dos atrativos turísticos. O órgão histórico foi construído entre 1782 e 1787 pelo padre Manoel de Almeida e Silva. 

 

Santuário do Caraça, em Santa Bárbara

O santuário, primeira igreja neogótica do Brasil, foi construído em meados de 1876 e guarda o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil. O órgão do Caraça, construído pelo padre Luís Gonzaga Boavida, em 1863, tem 628 tubos e já passou por algumas intervenções para restauro e afinação. 

 

Museu Regional, em São João del-Rei 

O órgão de tubos do acervo do Museu Regional da cidade foi fabricado no final do século XVIII, na cidade. Após um minucioso trabalho de restauro, é o único de origem civil em funcionamento, que foi confeccionado no Brasil, com técnicas e matérias-primas locais.

 

Catedral da Sé, em Mariana

O órgão de tubos da Catedral da Sé é o único de modelo alemão localizado fora da Europa. O órgão chegou ao Brasil como um presente da Coroa Portuguesa ao primeiro bispo de Mariana em 1753. 

 

Dicas de ateliês para visitação

Além das nossas igrejas, que são verdadeiros tesouros, você também pode visitar ateliês de artesãos contemporâneos com diferentes propostas. Nós fizemos uma lista super legal para você conhecer em Ouro Preto:

  • Atelier de Arte Sacra - Ana Tropia (Rua Conde de Bobadela, 41 - Ouro Preto, MG, 35400-000)
  • Atelier Layon (R. Getúlio Vargas, 251 - Rosário, Ouro Preto - MG, 35400-000)
  • Ateliê Esculturas e Entalhes Thiko (R. Bernardo Vasconcellos, 126 - Antônio Dias, Ouro Preto - MG, 35400-000)
  • Ateliê Paiol Albanos - Pedra Sabão (R. Manuel Delfino, 74 - Santa Rita de Ouro Preto, Ouro Preto - MG, 35400-000)
  • Edu Atelier (R. Bernardo Vasconcellos, número 115 - Antônio Dias, Ouro Preto - MG, 35400-000)
  • Ateliê da Terra (R. Gabriel Santos, 42 - Ouro Preto, MG, 35400-000)

 


Minas é cheio de detalhes preciosos!! Nos conte, quais desses símbolos da arte sacra mineira você conhece?


Nos siga no Instagram @visiteminasgerais para ficar por dentro de várias dicas e curiosidades de Minas!
 

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?