Turismo em Minas Gerais | Chico Paio

576
Foto por: Prefeitura de Barroso
Atualizado em: 16/09/2022

Gosto de Minas: Chico Paio, Caldo de Feijão Branco

 

Aprenda uma deliciosa receita para espantar o frio, e conheça mais um destino na Via Liberdade!

 

O feijão é um grande conhecido da culinária Brasileira e mais especificamente aqui em Minas ele se mostra bem presente nas refeições ao lado de um arrozzinho e até mesmo como o protagonista de pratos, inclusive até receitas doces são preparados com esse ingrediente!

No post de hoje vamos ensinar uma receita para os dias frios, o Chico Paio, prato tradicional de Barroso, um município mineiro que é uma das várias cidades presentes na Via Liberdade. O caldinho de feijão já é um grande companheiro na mesa e no dia-a-dia do mineiro, seja como acompanhamento ou prato principal é muito fácil ver esse grão em diversas receitas. E não seria possível falar de Mineiridade sem citar um feijãozinho preparado de uma maneira tão especial não é mesmo?
 

Diverso, gostoso e nutritivo

 

Que o feijão faz parte de várias e várias receitas todo mundo já sabe, mas o grão não se resume apenas à sua popularidade, além do seu sabor único ele proporciona proteínas, ferro, cálcio, vitaminas e muitos outros nutrientes. São cerca de 175 variedades de feijão, os mais conhecidos são: o feijão frade ou fradinho, o feijão carioca que é o queridinho de todos, o feijão manteiga, o feijão bragançano, o tarrestre e o feijão branco, que é a estrela do prato de hoje!

 

Inspirado no Cassoulet Francês e habituado ao paladar brasileiro, o Chico Paio é um caldo de feijão branco com linguiça, frango, milho e outros ingredientes que tornam o grão mais saboroso e reforçam seu protagonismo na receita. O feijão branco é uma das muitas variedades do feijão, é nativo da América e é um dos poucos da espécie que podem ser enlatados sem perder seu valor nutritivo.

 

Tradição Musical e História

 

O Município de Barroso faz divisa com  Barbacena, São João del-Rei, Prados e Dores de Campos. Com mais de 100 anos de história, transmitido conhecimento, arte e cultura por meio da sua escola, a Banda de Música Municipal de Barroso é um elemento muito importante da cidade. Com o Festival da Canção de Barroso, o Festican, a cidade marca presença no Calendário de Eventos do Circuito Trilha dos Inconfidentes.

 

Chico Paio, Caldo de Feijão Branco

Ingredientes:

Receita Chico Paio para 10 pessoas

. 1 pacote de 500 gramas Feijão Branco

. 300 gramas de Bacon

. 300 gramas de Paio

. 600 gramas de filé peito desfiado

. Milho verde

. 1 tomate  Tomate picado

. ½ Pimentão Picadinho

. 1 Cebola de cabeça média

. 1 colher de sopa rasa Coloral

. Tempero de alho

. 50 ml Óleo

. Sal

. Pimenta do Reino

Modo de Preparo

Cozinhar o feijão por 40 minutos na panela de pressão.

Refogar oléo, alho e o coloral e em seguida acrescentar o feijão cozido e todos os ingredientes citados acima, mexendo sem parar até o caldo ferver.

Por último  temperar com sal e pimenta do reino  a gosto.

Servir com cheiro verde.

E aí, curtiu a receita? Não esqueça de passar na nossa sessão exclusiva e descobrir outros sabores da Via Liberdade!

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?