Turismo em Minas Gerais | Melhor queijo do mundo: Queijo da Canastra

6.301
Foto por: UMAMI
Atualizado em: 14/09/2022

A terra dos melhores queijos do mundo: Queijo da Canastra

                                      Conheça aqui algumas curiosidades sobre os maravilhosos queijos da Canastra.                                                                                       

Depois de falar da encantadora cidade do Serro, de seus queijos maravilhosos e premiados, e de tudo o que tem para fazer por lá, estamos de volta para falar de mais um destino que garante deliciosas experiências ao e aguça todos os sentidos: a Serra da Canastra.

Tendo seu modo de preparo reconhecido desde 2008 como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan, o Queijo da Canastra é nacionalmente conhecido por conta de sua “casca” amarela. Resultado de uma tradição que começou há séculos, quando o queijo começou a ser vendido para regiões mais distantes. A coloração da “casca” aparece devido ao tempo de maturação do queijo, que na época, só podia ser transportado após 30 dias, para não amassar na viagem.

Algumas informações e curiosidades sobre a região da Canastra: 

 

  • A região é cercada pela Serra da Canastra, que recebeu esse nome por conta de o formato lembrar o de uma canastra (nome antigo usado para os baús).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

 

  • Canastra não é um tipo de queijo, é uma região, não existe Queijo Canastra, e sim Queijo da Canastra.  Só pode ser considerado Queijo da Canastra o que é produzido nestes sete municípios: São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi, cidades que formam a área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra.

  •  Você sabia que no último concurso realizado na França, em junho de 2019, Minas Gerais ganhou 50 das 56 medalhas, sendo 24 somente da Serra da Canastra, desbancando famosos queijos mundiais?

 

  •  A região também é um paraíso para quem gosta do contato com a natureza. Abrigando a nascente do Rio São Francisco, e a famosa cachoeira casca D’Anta, a região é um destino certeiro para os amantes de trilhas e do contato com a natureza. Existem opções de práticas esportivas como canoagem e rapel.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

 

  •  Os fazendeiros da região conhecem bem o sabor e o potencial de seus queijos e, pensando nisso, vários resolveram abrir as fazendas à visitação. Já pensou em experimentar alguns dos queijos mais saborosos do mundo, diretamente onde são produzidos?

 

Cheia de sabores e encantos que impressionam aos olhos e ao paladar, a região da Canastra é um destino imperdível que certamente vale a pena conhecer se estiver em Minas. E aí, já está pensando na sua próxima viagem? Aqui no portal você encontra muitas dicas para se programar.

Gostou do texto? Deixe seu comentário pra gente e leia mais sobre outras regiões queijeiras em Minas: Serro,  Campo das Vertentes, Araxá e Ibitipoca.

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Fernanda Fonseca

Superintendente de Marketing turístico na SECULT- MG, cozinheira e apaixonada por turismo e gastronomia.

Comentários

O que eu procuro em Minas?