5 Curiosidades sobre o Artesanato Mineiro
Artesanato e turismo têm tudo a ver. Pra quem gosta de conhecer a cultura local está aí uma excelente forma de entender melhor cada pedacinho de Minas.
O artesanato é uma habilidade transmitida de geração a geração, compartilhando técnicas e estéticas tradicionais, traduz padrões culturais no modo de fazer, pensar e sentir.
Os trabalhos artesanais têm uma identificação profunda com o folclore, pois resgatam sentimentos de um povo, e são nesses trabalhos que se encontram o lugar do popular na cultura nacional.
O artesanato carrega a originalidade de cada peça a personalidade do artesão. Em cada região existe uma característica peculiar, seja pelas habilidades de quem produz, pelas matérias primas disponíveis ou ainda pela cultura como um todo.
O artesanato também está associado à inovação, do processo de criação, pois as peças de hoje recebem técnicas mais modernas, mas sem deixar comprometer a arte manual e os traços rústicos.
Quer entender melhor sobre isso? Confira alguns artesanatos marcantes para ver de perto quando estiver viajando por Minas.
1. Onde encontrar artesanato em pedra-sabão?
O inigualável trabalho em pedra sabão de Aleijadinho, grande representante do barroco mineiro, deixou um importante legado. A fachada da Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e também as 12 estátuas dos profetas espalhadas no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas são os mais conhecidos.
A partir de sua relevância para a história da arte, até hoje réplicas dessas e outras tantas peças em pedra sabão são encontradas em diversas feiras de artesanato mineiras, como na Feira do Largo de Coimbra, em Ouro Preto, como uma forma do turista carregar um pedacinho da grandiosidade do barroco mineiro visto de perto.


Nas cidades de Ouro Preto, Congonhas, Mariana e Serro é predominante o trabalho em pedra-sabão de objetos utilitários ou figurativos.
Essas cidades fazem parte da mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, que inclui também municípios como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Caeté, Brumadinho, Ibirité, Esmeraldas, Mateus Leme, Itabirito, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Itabira, João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Catas Altas, Barão de Cocais, Congonhas do Norte, Conceição do Mato Dentro, Serro, Santana do Riacho, além de diversos outros como Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jabuticatubas, Jequitibá, Matozinhos, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Morro do Pilar, Passabém, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, São Sebastião do Rio Preto, Serra Azul de Minas, Florestal, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha, Confins, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Vespasiano, Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Dionísio, Ferros, Nova Era, Nova União, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José do Goiabal, Taquaraçu de Minas, Belo Vale, Bonfim, Crucilândia, Itaguara, Itatiaiuçu, Jeceaba, Moeda, Piedade dos Gerais, Rio Manso, Diogo de Vasconcelos, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Cristiano Otôni, Desterro de Entre-Rios, Entre-Rios de Minas, Itaverava, Queluzito, Santana dos Montes e São Brás do Suaçuí.
2. Onde encontrar artesanato em madeira?
O artesanato em madeira é produzido em regiões diversas do estado, sendo as peças mais comuns temáticas religiosas, imagens de santos, personagens históricas, recriações de animais e carrancas.
Em Prados há grande produção de móveis e esculturas feitas de madeira de demolição e influencia o trabalho de muitos artesãos e artistas.


Já as imagens de santos, esculpidas em madeira, são encontradas em diversos locais em Minas Gerais, dentre eles: Ouro Preto, e na mesorregião Campo das Vertentes, Tiradentes e São João del Rei.
A região reúne ainda diversos outros municípios com artesanato forte, como Resende Costa, Lagoa Dourada, São Tiago, Ritápolis, Nazareno, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Santana do Garambéu, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Conceição da Barra de Minas, Carrancas, Lavras, Nepomuceno, Luminárias, Itumirim, Itutinga, Ingaí, Ijaci, Ribeirão Vermelho, além de Barbacena e cidades vizinhas como Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barroso, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Desterro do Melo, Ibertioga, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio e Senhora dos Remédios.

Outra produção artesanal em madeira fortemente desenvolvida, são as carrancas esculpidas às margens do Rio São Francisco, na cidade de Pirapora. A carranca representa feição animalesca, com olhos humanos mescladas com animais como cavalo e dragão. As carrancas eram colocadas na frente das embarcações para afastar maus espíritos. Os barcos saíam de Minas Gerais para o nordeste brasileiro. Hoje as carrancas são objetos de decoração e são feitas em variados tamanhos, de 15 cm a 1,5m.
Essa tradição se espalha por toda a mesorregião do Norte de Minas, abrangendo cidades além de Pirapora como: Januária, Manga, Itacarambi, São Francisco, São Romão, Brasília de Minas, Montes Claros, Bocaiúva, Grão Mogol, Salinas, Taiobeiras, Janaúba, Jaíba, Espinosa, Monte Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Águas Vermelhas, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Jequitaí, além de diversos outros municípios como Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Icaraí de Minas, Juvenília, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, São João das Missões, Urucuia, Catuti, Gameleiras, Mamonas, Mato Verde, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Berizal, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Vargem Grande do Rio Pardo, Ibiaí, Lagoa dos Patos, Riachinho, Santa Fé de Minas, Campo Azul, Capitão Enéias, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Glaucilândia, Ibiracatu, Japonvar, Juramento, Lontra, Luislândia, Mirabela, Patis, Ponto Chique, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Ubaí, Varzelândia, Verdelândia, Botumirim, Cristália, Itacambira, Josenópolis, Padre Carvalho, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Guaraciama e Olhos-d’Água, formando um dos territórios mais ricos e diversos do artesanato mineiro.

3. Onde encontrar artesanato em cerâmica?
O artesanato em cerâmica, de origem indígena e desenvolvido especialmente nos vales do Jequitinhonha e São Francisco, é dos mais difundidos da produção mineira. Os ceramistas, geralmente, produzem objetos utilitários ou representativos, como potes, panelas, vasos, cachimbos e imagens, com destaque às bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha de Minas Novas, Turmalina e Ponto dos Volantes.
Localizadas na mesorregião do Jequitinhonha, essas cidades fazem parte de um território amplo que reúne municípios como: Araçuaí, Capelinha, Berilo, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, Itamarandiba, Veredinha, Angelândia, Aricanduva, Carbonita, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Virgem da Lapa, Caraí, Coronel Murta, Itinga, Cachoeira de Pajeú, Comercinho, Itaobim, Medina, Pedra Azul, Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto, onde a tradição da cerâmica segue viva e profundamente ligada à identidade cultural local.

4. Onde encontrar artesanato em palha de milho?
A palha de milho é matéria prima para a produção agroartesanal, transformando em fonte de trabalho e renda para muitas famílias. O artesanato em palha de milho traz design às bolsas, cestos, móveis, como cadeiras e mesas, e objetos de decoração, e podem ser encontrados em Cipotânea, na Zona da Mata, Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, em Brás Pires e Caldas no sul de Minas.

5. Onde encontrar tapetes artesanais?
Os tapetes artesanais bordados com lã, tingidas em cores diferentes, sobre uma armação em tecido único de algodão, juta ou linho, feitos de uma tela chamada juta e lã, com desenhos de temas indianos, hispânicos, renascentistas e também temas atuais dão cores e vida às peças. Os tapetes arraiolos são produzidos nos municípios de Diamantina, Vale do Jequitinhonha, e em Passa Tempo, centro-oeste do estado.

E tem mais?
Claro, os bordados, os trançados em talas, bambu e fibras têxteis, crochês, tricô e o trabalho em couro estão espalhados em toda Minas Gerais, bem fácil de encontrar.
Deu saudade de viajar e trazer aquele monte de artesanato de decoração, não é? Mas lembre-se que não é apenas decoração, você leva na bagagem uma parte da cultura de onde visitou, e não somente um souvenir.
Leia também: A riqueza do artesanato do norte de Minas.
Leia também: A riqueza das bonecas do Vale do Jequitinhonha
Comentários