Turismo em Minas Gerais | 5 Curiosidades sobre o Artesanato Mineiro

15.908
Foto por: Acervo MTur - Pedro Vilela
Atualizado em: 04/10/2021

5 Curiosidades sobre o Artesanato Mineiro 

 

                                                                         Artesanato e turismo têm tudo a ver. Pra quem gosta de conhecer a cultura local está aí uma excelente forma de entender melhor cada pedacinho de Minas.

O artesanato é uma habilidade transmitida de geração a geração, compartilhando técnicas e estéticas tradicionais, traduz padrões culturais no modo de fazer, pensar e sentir.

Os trabalhos artesanais têm uma identificação profunda com o folclore, pois resgatam sentimentos de um povo, e são nesses trabalhos que se encontram o lugar do popular na cultura nacional.

O artesanato carrega a originalidade de cada peça a personalidade do artesão. Em cada região existe uma característica peculiar, seja pelas habilidades de quem produz, pelas matérias primas disponíveis ou ainda pela cultura como um todo.

O artesanato também está associado à inovação, do processo de criação, pois as peças de hoje recebem técnicas mais modernas, mas sem deixar comprometer a arte manual e os traços rústicos.

Quer entender melhor sobre isso? Confira alguns artesanatos marcantes para ver de perto quando estiver viajando por Minas.

 

1.    Onde encontrar artesanato em pedra-sabão?

 

O inigualável trabalho em pedra sabão de Aleijadinho, grande representante do barroco mineiro, deixou um importante legado.   A fachada da Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e também as 12 estátuas dos profetas espalhadas no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas são os mais conhecidos.

A partir de sua relevância para a história da arte, até hoje réplicas dessas e outras tantas peças em pedra sabão são encontradas em diversas feiras de artesanato mineiras, como na Feira do Largo de Coimbra, em Ouro Preto, como uma forma do turista carregar um pedacinho da grandiosidade do barroco mineiro visto de perto.

 

 

 

Nas cidades de Ouro Preto, Congonhas, Mariana e Serro é predominante o trabalho em pedra-sabão de objetos utilitários ou figurativos.

 

2.    Onde encontrar artesanato em madeira?

O artesanato em madeira é produzido em regiões diversas do estado, sendo as peças mais comuns temáticas religiosas, imagens de santos, personagens históricas, recriações de animais e carrancas.

Em Prados há grande produção de móveis e esculturas feitas de madeira de demolição e influencia o trabalho de muitos artesãos e artistas.

 

 

 

Já as imagens de santos, esculpidas em madeira, são encontradas em diversos locais em Minas Gerais, dentre eles: Ouro Preto, Tiradentes e São João del Rei.

 

 

Outra produção artesanal em madeira fortemente desenvolvida, são as carrancas esculpidas às margens do Rio São Francisco, na cidade de Pirapora. A carranca representa feição animalesca, com olhos humanos mescladas com animais como cavalo e dragão. As carrancas eram colocadas na frente das embarcações para afastar maus espíritos. Os barcos saíam de Minas Gerais para o nordeste brasileiro. Hoje as carrancas são objetos de decoração e são feitas em variados tamanhos, de 15 cm a 1,5m.

 

 

3.    Onde encontrar artesanato em cerâmica?

 

O artesanato em cerâmica, de origem indígena e desenvolvido especialmente nos vales do Jequitinhonha e São Francisco, é dos mais difundidos da produção mineira. Os ceramistas, geralmente, produzem objetos utilitários ou representativos, como potes, panelas, vasos, cachimbos e imagens, com destaque às bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha de Minas Novas, Turmalina e Ponto dos Volantes.

 

 

4.    Onde encontrar artesanato em palha de milho?

 

A palha de milho é matéria prima para a produção agroartesanal, transformando em fonte de trabalho e renda para muitas famílias. O artesanato em palha de milho traz design às bolsas, cestos, móveis, como cadeiras e mesas, e objetos de decoração, e podem ser encontrados em Cipotânea, na Zona da Mata, Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, em Brás Pires e Caldas no sul de Minas.

 

 

5.    Onde encontrar tapetes artesanais?

 

Os tapetes artesanais bordados com lã, tingidas em cores diferentes, sobre uma armação em tecido único de algodão, juta ou linho, feitos de uma tela chamada juta e lã, com desenhos de temas indianos, hispânicos, renascentistas e também temas atuais dão cores e vida às peças. Os tapetes arraiolos são produzidos nos municípios de Diamantina, Vale do Jequitinhonha, e em Passa Tempo, centro-oeste do estado.

 

 

E tem mais?

 

Claro, os bordados, os trançados em talas, bambu e fibras têxteis, crochês, tricô e o trabalho em couro estão espalhados em toda Minas Gerais, bem fácil de encontrar.

Deu saudade de viajar e trazer aquele monte de artesanato de decoração, não é? Mas lembre-se que não é apenas decoração, você leva na bagagem uma parte da cultura de onde visitou, e não somente um souvenir.

 

Leia também: A riqueza do artesanato do norte de Minas.

Sobre o Autor

Patrícia Souza

Jornalista, estuda Turismo, apaixonada por rock n’ roll, filmes, literatura e natureza. Atua na Sec. de Turismo de Ouro Preto na área de Comunicação e...

Comentários

O que eu procuro em Minas?