Turismo em Minas Gerais | Viagem de carro de São Paulo a Minas Gerais

27.166
Foto por: @chef_anouk - Vista Serra da Mantiqueira
Atualizado em: 28/09/2022

   

4 Destinos para quem vem a Minas de carro partindo de São Paulo

 

Cidades mineiras para você que vem de São Paulo, sem precisar realizar longas horas de viagem para estar mais perto dessa mineiridade contagiante

 

Como uma boa paulista que viveu os últimos 4 anos em Minas eu comecei a perceber o amor e carinho que temos por esse estado!

É perceptível a mudança no minuto em que cruzamos os limites imaginários entre as duas regiões e adentramos o aconchego e afago tão bem reconhecidos na hospitalidade mineira.

É por isso que eu decidi indicar 4 cidades mineiras para você que vem de São Paulo em direção a Minas Gerais.

 

Foto: Vista aérea da Serra da Mantiqueira

 

Distâncias da capital paulista

De São Paulo a Extrema --- 110 km

De São Paulo a Monte Verde --- 161 km

De São Paulo a Gonçalves --- 221 km

De São Paulo a Bueno Brandão --- 166 km

 

EXTREMA

Saindo de São Paulo em direção a Minas pela rodovia Fernão Dias (BR-381) a primeira cidade que encontramos é Extrema.

 

Foto: Topo do Pico do Lopo na cidade de Extrema

 

Organizada em 5 Rotas Turísticas, a cidade oferece desde esportes de aventura até exposição de arte sacra.

A gastronomia também se destaca pelas rotas, sendo possível experimentar a boa cozinha mineira, cachaças e cervejas artesanais.

 

Rota das Águas

Guiada pelo rio Jaguari, essa rota é caracterizada pelas práticas de rafting e canoagem, além das lindas cachoeiras e do Parque Municipal da Cachoeira do Salto.

O Pico do Lobo Guará integra a rota, dando um toque a mais de aventura com o parapente. Além disso, a partir das vias principais é possível chegar a Camanducaia, distrito da cidade de Monte Verde.

 

Rota das Pedras

Você vai encontrar lindos mares de morros de Minas, passear por entre as serras tomadas por neblinas e admirar a fauna e flora existente nesta rota.

A partir dela você pode experienciar desde escaladas até retiros holísticos.

 

Rota das Rosas

O atrativo principal dessa rota é o Santuário de Santa Rita de Cássia que conta com a cópia idêntica da imagem da padroeira da cidade.

Para completar o passeio, você pode conhecer a Via Sacra, composta por obras de arte do artista, mosaicista e pintor italiano Alfredo Mucci. O artesanato e produtos locais também marcam presença.

 

Rota do Sol

Essa é a rota perfeita para os apaixonados por aventura e esportes em contato com a natureza.

As trilhas de jipe, moto ou bicicleta pela Serras das Anhumas e Prainha do Juncal tem como companheiras as paisagens incríveis e o pôr do sol único que é possível apreciar.

 

Rota dos Ventos

 

Foto: Topo do Pico do Lopo na cidade de Extrema

O principal atrativo desta rota e um dos mais conhecidos da cidade é a Serra do Lopo, com uma beleza imponente e altitude que varia entre 880m e 1.725m.

Apreciar um belo pôr do sol dali é passeio obrigatório!

A rota abriga as rampas de voo livre, Pedra das Flores, Pedra Cume e a Pedra dos Cabritos, além de trilhas que levam a mirantes naturais.

 

MONTE VERDE

Monte Verde já possui um cantinho especial no coração dos paulistas. O clima romântico, o ar frio da Serra da Mantiqueira e as lindas paisagens tomadas por pinheiros que parecem ter saído de um filme explicam bem o porquê dessa cidade ser tão amada por nós.

Porém, o romance não é a única coisa que embala as ruas pitorescas da cidade.

A sua fauna e flora podem ser apreciadas nas diversas trilhas que dão um toque de aventura à contemplação da natureza única, que abraça a cidade. Conheça alguma delas:

 

Trilha da Pedra Redonda

Essa trilha é bem conhecida na cidade, tendo 926 metros de extensão. Apesar de ter uma subida um pouco mais difícil, ela proporciona um visual espetacular que faz valer a pena a caminhada inclinada.

Foto: Casal contemplando a vista do pico da Pedra Redonda

 

O pico da pedra é amplo e plano, e você tem uma visão de 360º do horizonte. Imagina a paisagem?

 

Trilha do Pinheiro Velho

Foto: Pinheiro de 500 anos localizado na Trilha do Pinheiro Velho

 

Caminhar por dentro da Mata Atlântica, respirando o ar puro, e se deparar com um pinheiro de aproximadamente 500 anos e cerca de 1,70 m de diâmetro.

É isso que essa trilha te proporciona! A natureza em sua forma mais pura e admirável.

 

Corredeiras do Itapuá

Se você está em busca de uma trilha que te deixa rodeado de araucárias e quedas d’água você acabou de encontrar.

Trata-se de uma belíssima trilha que acompanha o Córrego do Cadete e possui cerca de 1,5km, tendo diversas entradas que levam até o rio e cada uma é única!

Além das trilhas que permitem que você contemple a natureza exuberante que permeia a cidade, o centrinho de Monte Verde, com suas construções bem características que garantem o título de Suíça brasileira, são um charme a parte.

Repleta de centros comerciais, restaurantes de gastronomia diversa e chocolaterias, a cidade é puro encanto.

 

Atenção: não deixe de conferir a programação de final de ano. Além da decoração encantadora de Natal, Monte Verde prepara atrações especiais que tornam a visita ainda mais incrível!

 

GONÇALVES

 

Foto: Uma das inúmeras paisagens que a cidade de Golçaves proporcia

 

Gonçalves é sinônimo de aconchego e mineiridade. Com poucos habitantes e localizadas na Serra da Mantiqueira em meio a florestas de araucárias, as belezas naturais são um verdadeiro espetáculo aliado ao seu clima de interior.

Quando o assunto é cachoeira seguem algumas indicações que valem a pena a visita:

 

Cachoeira das Sete Quedas

A Cachoeira das Sete Quedas é formada por várias quedas que formam inúmeras piscinas naturais, perfeitas para se banhar, relaxar e admirar toda a natureza que te rodeia.

Seu acesso é apenas aos finais de semana e cobra-se uma taxa.

 

Cachoeira das Andorinhas

Seguindo o rio Capivari, essa cachoeira está escondida em meio a mata, sendo uma das mais belas da cidade.

 

Cachoeira do Funil

É uma das mais famosas cachoeiras de Gonçalves, e está localizada a cerca de 6 km do centro da cidade. O acesso é bem fácil, a partir do começo da trilha são mais ou menos 10 minutos de caminhada até chegar a suas várias quedas d’água cristalinas, em meio a muito verde!

 

Foto: Paisagem da Serra da Mantiqueira da cidade de Gonçalves

 

Você ainda pode curtir um passeio a cavalo em meio a Serra da Mantiqueira, se aventurar em carros 4x4 pelas estradas da região, e andar pelo centro de Gonçalves para aproveitar os produtos orgânicos, artesanatos, queijos deliciosos, doces, especiarias e claro uma boa cachaça mineira!

 

BUENO BRANDÃO

 

Foto: Praça Virgilio de Melo Granco na cidade de Bueno Brandão 

 

A Serra da Mantiqueira, responsável por compor a silhueta das cidades mencionadas aqui, também marca presença em Bueno Brandão, lugar conhecido pelas inúmeras cachoeiras, que são mais de 20!

 

Cachoeira do Félix

 

Foto: Linda queda d'água da cachoeira mais famosa da cidade 

 

Devido a sua beleza e fácil acesso, sendo a mais famosa da cidade. Possui uma ótima infraestrutura, com lanchonete, loja de conveniência, banheiros, além de ser bem sinalizada.

 

Cachoeira do Machado

A Cachoeira do Machado é espetacular com sua queda d’água e poço de média profundidade, perfeita para nadar e se energizar.

A lista não para por aí, tem a Cachoeira da Boa Vista, Cachoeira do Encanto, e outras dezenas, opção é o que não falta!

Algumas trilhas que valem a pena e te levam ao encontro de paisagens incríveis são o Mirante da Pedra do Amor, o Vale das Furnas, o Pico da Torre, o Mirante da Serrinha e a Trilha da Pedra Fria.

Um ponto turístico interessante da cidade para quem está indo em direção ao centrinho é o Castelo Bispo de Sá, que é uma construção em estilo medieval, com vários detalhes, sendo perfeito para tirar lindas fotos!

 

Foto: Construção estilo medieval, Castelo Bispo de Sá 

 

Seguindo a linha de atrativos arquitetônicos, o Casarão Villa Ramalho possui uma beleza singular e histórica, inspirado na arquitetura francesa e com um estilo eclético.

E como boa cidade da Serra da Mantiqueira, Bueno Brandão é perfeita para comprar deliciosos chocolates!

As cidades do Sul de Minas tem o privilégio de te oferecer cenários diferentes dependendo da época do ano. Cada estação possui seu encanto e atrações que não deixam em nada a desejar.

No verão, explore a natureza pelas águas, no inverno sinta as temperaturas negativas acompanhado de um bom vinho, degustando queijos e se maravilhando com as serras que te rodeiam.

 

Leia também: Aventure-se na Serra da Mantiqueira

 

              

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Sara Fernandez

Paulista, turismóloga e amante da estrada. Busca compartilhar, através dos textos, um pouco do amor que cultivou por Minas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?