Turismo em Minas Gerais | 17 Espetáculos da Natureza em Minas Gerais

Foto por: Foto por @Ricado_Canibal - Pico da Bandeira
Atualizado em: 13/10/2021

17 Espetáculos da Natureza em Minas Gerais 

 

Picos, cachoeiras, rios, lagos, grutas e biomas. Conheça a imensidão da natureza de Minas Gerais. 

 

Sabemos  que  Minas Gerais é muito conhecida pela gastronomia e riqueza cultural, mas o que muitos ainda não sabem é que temos grandes espetáculos da natureza espalhados pelo estado. 

Quer saber mais sobre essas grandezas? Confira essa lista de oportunidades para explorar cada cantinho incrível de Minas Gerais.

 

1. Maior reduto de cavernas do Brasil

 

Foto: Gruta do Maquiné na cidade de Cordisbrgo

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Minas Gerais possui 2.471 cavernas cadastradas, sendo considerada o maior reduto de cavernas do Brasil. 

Também temos a maior e mais profunda caverna quartzítica do mundo, a Gruta do Centenário na cidade de Catas Altas.

 

2. Maior número de reservas de conservação da biodiversidade particulares 

 

Com 356 reservas e 247 mil hectares de áreas naturais protegidas nos biomas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, Minas Gerais é o maior estado do país com Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).  Muitas possuem atrações turísticas como cachoeiras, trilhas e muito contato com a natureza. 

 

3. Abriga 3 biomas dos 6 existentes no Brasil

 

Em Minas Gerais é possível encontrar em áreas naturais os biomas: Mata Atlântica, Caatinga  e o Cerrado, bioma fundamental para o fornecimento de água para as outras regiões brasileiras, já que nele nascem importantes rios do país. 

 

4. Referência nacional e internacional em paisagismo tropical 

 

Foto: O belíssimo jardim botânico de Inhotim, Brumadinho.

 

Além de ser um dos maiores museus a céu aberto do mundo e do seu incrível e amplo acervo de obras de arte contemporânea, Inhotim é referência nacional e internacional em paisagismo tropical contemporâneo com seu Jardim Botânico. Está localizado na cidade de Brumadinho.

 

5. Abriga a 3ª maior cachoeira do Brasil 

 

Foto: Queda da Cachoeira de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. 

 

Com 273 metros de queda, a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, é a cachoeira com a maior queda de Minas Gerais, sendo a 3° maior cachoeira do Brasil. A cachoeira também é considerada uma das 7 maravilhas da Estrada Real. 

 

6. Nascente do maior rio brasileiro totalmente nacional 

 

Foto: Marco da nascente do Rio São Francisco

 

O rio São Francisco é o maior rio localizado totalmente no Brasil. O rio nasce em Medeiros, Minas Gerais, lá na região da Serra da Canastra, corta 504 municípios passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, até desembocar no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas.

 

7. Maior cachoeira do rio São Francisco 

Foto: A maior cachoeira do Rio São Francisco 

 

A Cachoeira Casca D’anta é a maior queda do Rio São Francisco, com 186 metros e fica localizada na Serra da Canastra.

 

8. Habitat de 47% das espécies de aves brasileiras 

 

Foto: Beija-flor-de-gravata-verde 

 

No Brasil podem ser observadas 1.678 espécies de aves. Só em Minas encontramos 785 espécies de aves que vivem no território brasileiro.

 

9. Habitat de aves mais raras do mundo

 

Foto: Rolinha-do-planalto, avistada em Botumirim.

 

A rolinha-do-planalto ficou desaparecida por mais de 70 anos sem nenhum avistamento e, hoje, é certamente uma das espécies de aves mais raras do mundo e, atualmente, ela só pode ser avistada aqui em Minas Gerais, na cidade de Botumirim

Além da rolinha-do-planalto, temos importantes espécies de aves em extinção, como a arara-azul-grande, o curió, o canário-da-terra, o jacu, o mutum e o inhambu.

 

10. Os maiores picos do país estão aqui

 

Foto: Vista do Parque Nacional do Caparaó, em Alto Caparaó.

 

Pico da Bandeira  é o 3º maior pico do Brasil e, com seus 2.892 m de altitude, é o queridinho dos aventureiros. Está no Parque Nacional do Caparaó, entre Minas e o Espírito Santo.

Já a Pedra da Mina, na cidade de Passa Quatro, é o 4º maior pico do país, com 2.798m.

O título de 5º maior está com o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, entre Itamonte e Bocaina de Minas

 

Foto: Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia 

 

11. Meca da escalada brasileira

 

O fácil acesso, a quantidade de rochas e a natureza em toda a região são os ingredientes fundamentais para que considerem a Serra do Cipó uma meca da prática de escalada no Brasil. Aliás, a região é ideal para prática de diversos outros esportes de aventura.

 

12. Temos a maior estalactite do mundo 

 

Foto: A maior estalactite do mundo fica na Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, entre Januária e Itacarambi.

 

Apelidada de Perna da Bailarina, a formação rochosa possui 28 m de comprimento e é até então a maior do mundo. Está  localizada na Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, entre Januária e Itacarambi, no Norte de Minas.

 

13. Somos o berço da paleontologia brasileira

 

Foto: Berço da paleontologia brasileira, Gruta de Maquiné, em Cordisburgo.

 

Foi a partir do contato do famoso naturalista dinamarquês Peter Lund com as cavernas cársticas de Minas Gerais que ele passou a se interessar pelos conhecimentos da paleontologia. Por essa razão, a Gruta de Maquiné é considerada o berço da paleontologia brasileira. Localizada em Cordisburgo, essa que é uma das mais belas grutas do mundo, possui aproximadamente 650 metros de galerias e sete salões para visitas.

 

14. Temos o 3° maior complexo lacustre do país 

 

Foto:  Parque Estadual do Rio doce, 3° maior complexo de lagoas do país

 

Parque Estadual do Rio Doce localiza-se entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio e tem uma área de aproximadamente 36 mil hectares de Mata Atlântica contínua, intercalados por um conjunto de aproximadamente 42 lagoas, sendo considerado o 3° maior complexo de lagoas do país. 

 

15. Minas foi considerada o jardim do Brasil

 

 

A região da Serra do Cipó encantou o grande paisagista Burle Marx pelos biomas do Cerrado e Mata Atlântica e foi chamado por ele de ‘’Jardim do Brasil’’. 

 

16. Minas tem uma terra das cachoeiras pra chamar de sua

 

Foto: Cachoeira localizada em Carrancas

 

A cidade de Carrancas é conhecida como a terra das cachoeiras.  Isso porque abriga em seu território cerca de 70 quedas d’água.  É muita oportunidade pra tomar um banho refrescante!

 

17. Minas não tem mar? Tem sim!

 

Foto: ''Mar de Minas", o Lago de Furnas.

 

Com 1.440 km² de extensão, a região do Lago de Furnas banha 31 cidades mineiras (ANEEL), estamos falando da maior extensão de água do estado de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificiais do mundo, por isto é chamado de ‘’Mar de Minas’’.

 

Quer saber mais curiosidades sobre Minas? Leia também: 10 vezes que Minas provou ser a terra da gastronomia

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll. Atua na Diretoria de Promoção e Marketing Turístico/Secult MG.

Talita Araujo

Mercadóloga formada, estudante de turismo e amante da gastronomia. Seu sonho é misturar essas três áreas e mostrar ao mundo o poder da comida afetiva.

Comentários