Turismo em Minas Gerais | Viçosa

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 11/11/2020

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

UFV

A Universidade Federal de Viçosa foi inaugurada em 1926. Inicialmente começou suas atividades como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). Somente em 15 de julho de 1969 passou a ser nomeada Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde de sua fundação a UFV vem acumulando experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão nos seus três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Em 28 de agosto de 1926, foi inaugurada, em Viçosa, a ESAV - Escola Superior de Agricultura e Veterinária, por seu idealizador, Arthur da Silva Bernardes, Presidente da República e filho ilustre de Viçosa. A Escola foi implantada tomando como modelo as universidades americanas. Para isso, o Presidente Arthur Bernardes convidou o professor Peter Henry Rolfs para organizar e dirigir a Escola. Peter trouxe consigo inúmeros professores americanos, especialistas nas mais diversas áreas, para participarem da implantação e ministrarem as aulas. Estes professores ficaram alojados no local conhecido como "Vila dos Americanos", hoje Vila Gianetti. Em 1948, transformou-se na Universidade Rural de Minas Gerais - UREMG, que era composta pelas: Escola Superior de Agricultura, Escola de Veterinária, Escola de Ciências Domésticas, Escola de Especialização (cursos de Pós-graduação) e Serviço de Pesquisa e Extensão. Em 15 de julho de 1969, a Instituição foi federalizada, recebendo o nome de UFV - Universidade Federal de Viçosa. Ao longo dos anos, a UFV se projetou a nível nacional e internacional pelas suas pesquisas, publicações técnicas e científicas, intenso trabalho de extensão e formação de profissionais que passaram a ocupar cargos de destaques em empresas brasileiras, multinacionais, junto ao governo brasileiro e instituições internacionais. São 13 mil alunos distribuídos entre graduação e pós-graduação.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    Avenida, s/n - Campus Universitário

    CEP 36.570-900 - Viçosa - MG

  • Pontos de Referência

    O Campus Viçosa está situado na cidade de Viçosa-MG, localizada na região da Zona da Mata mineira. A cidade encontra-se a 225km da capital do estado, Belo Horizonte. Está ligado ao Centro da Cidade de Viçosa pela Avenida Ph Rolfs , que tem acesso a entrada principal do campus que é as quatro pilastras. A BR 120 que liga as Cidades de Coimbra, e de Cajuri à Viçosa também é referência de acesso, além da rodovia MG 280 ( Viçosa a Paula Cândido).

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    A Universidade Federal de Viçosa conta com doze museus e espaços de ciência: a Casa Arthur Bernardes, o Herbário VIC, o Horto Botânico, a Mata da Biologia, a Mata do Paraíso, o Museu da Comunicação, o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, o Museu de Zoologia João Moojen, o Museu Histórico da UFV, o Parque Interativo de Botânica, a Pinacoteca da UFV e a Sala Mendeleev. Estes espaços desenvolvem e realizam exposições permanentes e itinerantes, oficinas, minicursos e eventos culturais e de divulgação e popularização da ciência. São espaços abertos à visitação pública, proporcionando à comunidade o contato com várias temáticas e tipos de acervos. Dezenas de atividades como cursos, oficinas e workshops, além de leilões, exposições, torneio leiteiro, estandes de alimentação e programação cultural são realizados no local.

  • Acessibilidade