Conjunto paisagístico dos tuneis
A Estrada de Ferro Belo Horizonte/Paracatu, que ligaria Belo Horizonte a Paracatu, passando por várias cidades do Centro-Oeste Mineiro, passava também pela fazenda Serra da Saudade começou a ser construída em 28 de dezembro de 1922. Na época, este meio de transporte representava grandes quantidades, baixa perda no transporte e um transporte mais rápido, haja vista que os principais meios de transporte eram os carros de bois, charretes, ou seja, aqueles de tração animal que percorriam pequenas distâncias durante o dia e descansavam durante a noite. A ferrovia escoava café, madeira, gado e diamantes, porém esta nunca conseguiu chegar ao seu destino final, limitando-se em Serra da Saudade. O fato de o Brasil, na época, ter o seu período marcado pela entrada de fábricas de caminhões e o incentivo do Governo Federal para este tipo de transporte, reduziu-se os gastos com a implementação das linhas férreas, além disso veio também o fato da Segunda Grande Guerra Mundial, afetando as economias dos países em desenvolvimento. Naquela época, a fazenda do Rancho pertencia a José Zacarias Machado, que doou dois alqueires de terra para a construção da estação ferroviária. Em troca, a estação deveria ser chamada de Estação Melo Viana. Esta foi inaugurada em 22 de julho de 1925. A ferrovia que passava por Serra da Saudade, em Minas Gerais, foi desativada em 1969. O desmantelamento da linha férrea, juntamente com a construção da BR-262, reduziu o movimento na cidade, por onde passou grande parte dos materiais para a construção da Capital Federal, Brasília. Os túneis foram construídos no final da década de 1920 no século passado. Estão a 4 km distantes do centro da cidade com fácil acesso. Construídos a uma distância de 250 metros um do outro tendo o primeiro 1.000 metros e o segundo 850 metros de extensão. Sua construção é envolta em magia e mistério conforme histórias contadas por moradores mais antigos do local. Pela falta de maquinário próprio na época, este, assim como toda a ferrovia, foi construído utilizando o trabalho braçal, charretes, carrinhos de mão e até grandes couros que transportavam as terras tiradas de um local para o outro. As principais ferramentas eram picaretas, enxadas, enxadões e pás. Pode-se observar uma cruz incrustada no interior da parede de um deles que, segundo os moradores foi do desabamento e morte de um menino ocorrida durante sua construção. Foram construídos atendendo a necessidade da região e pelos instrumentos disponíveis na época por ser muito montanhosa para se chegar até a Estação da Barra do Funchal. Atualmente é um dos mais importantes pontos turísticos de Serra da Saudade, sendo visitado por turistas entusiasmados em conhecer um pouco a história do município que, obrigatoriamente passa pela construção da estrada de ferro. A região dos túneis torna importante não só pela obra e construção dos túneis como também pela beleza da paisagem vegetal nativa preservada em todo o seu entorno. É oferecido aos visitantes um encontro direto com a natureza e seus recursos vegetais, hídricos e animais, além de uma paz, um silêncio somente interrompido pelo cantar dos pássaros e os sons diversos da linguagem animal. Para aqueles que gostam de curtir esta paz, entre os dois túneis, totalmente rudimentar é oferecido um espaço totalmente gratuito aos turistas para que estes desfrutem juntamente com seus familiares, de um momento de lazer, sendo oferecido um espaço, onde, de maneira racional e equilibrada com o meio, estes poderão fazer o seu churrasco, o seu lanche, enfim, o seu piquenique, tendo como contrapartida somente o compromisso de devolvê-lo da maneira que o encontrou e não intervindo no cotidiano e hábitos dos animais.
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Localização
Rural
MG 235, s/n -
CEP 35.617-000 - Serra da Saudade - MG
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Pontos de Referência
Os túneis ficam na via onde anteriormente funcionava a Ferrovia, à 4km do centro de Serra da Saudade, sentido Barra do Funchal, próximo a fazenda do Srº Laudemar Braúlio e à nascente da Balofa.
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Horário de Funcionamento
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Tipo de Visita
Não guiada;
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Entrada
Franca
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Atividades Realizadas
Apreciação da edificação, flora e fauna, MotoCross , ciclismo, caminhada ecológica, dentre outros
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Acessibilidade