Turismo em Minas Gerais | Santa Bárbara

Parque Nacional da Serra do Gandarela

O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado com o objetivo de garantir a preservação de amostras do patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico. A região é o último fragmento significativo de áreas naturais em bom estado de conservação dentro do Quadrilátero Ferrífero, contendo importantes remanescentes de Mata Atlântica semidecídua, de vegetação de campos rupestres sobre canga e sobre quartzito, em transição com formações do Cerrado. A grande variedade de ambientes, típica de áreas de transição entre biomas, está diretamente relacionada à riqueza de espécies existente e à elevada diversidade biológica. No caso da Serra do Gandarela, à alta diversidade soma-se o fator qualitativo, com taxas excepcionais de ocorrência de espécies raras, endêmicas, microendêmicas e ameaçadas de extinção. Outro ponto importante é a existência na área de uma quantidade expressiva e em bom estado de conservação do geossistema de cangas, uma das formações mais ameaçadas do Brasil por sua inevitável coincidência com áreas de interesse minerário. A posição estratégica entre unidades de conservação já existentes e o estado de conservação da área possibilita a formação de um corredor ecológico com elevada taxa de conectividade entre ambientes naturais, potencializando os efeitos benéficos da unidade para a conservação da natureza. Destaca-se ainda o fato de tratar-se de área de recarga de aqüíferos (característica intrínseca às cangas), com grande concentração de nascentes, córregos e rios que drenam para as bacias dos rios Conceição e das Velhas, importantes afluentes, respectivamente, dos rios Doce e São Francisco. Estes mananciais são considerados estratégicos inclusive para o abastecimento presente e futuro da região metropolitana de Belo Horizonte, em face do seu contínuo crescimento populacional. Há ainda a presença de lagoas temporárias de altitude, que são formações únicas e raras. A abundância de nascentes, córregos e rios, aliada à topografia acidentada, leva à existência de inúmeras cachoeiras. O Parque Nacional Serra do Gandarela possui imenso potencial turístico, reforçado pela facilidade de acesso a partir de Belo Horizonte ou Ouro Preto e região. Contribuem para este potencial as várias possibilidades de práticas de ecoturismo, turismo de aventura, turismo pedagógico, observação da vida selvagem, visitação científica, de realização de caminhadas curtas e longas (travessias), ciclismo, escalada, visitação a cavernas e sítios históricos. E há, ainda, as dezenas de cachoeiras balneáveis, de águas límpidas em meio a remanescentes bem preservados de Mata Atlântica, vegetação campestre e Cerrado. Alguns dos atrativos existentes no parque são: Cachoeiras do Índio, do Viana, das 27 Voltas, Santo Antônio, Capivari, Mirante da Serra do Gandarela, Serra do Capanema, e centenas de outros. Dentre os principais atrativos, a Cachoeira e as Ruínas do Capivari, além da Serra do Capanema, ficam no território de Santa Bárbara.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Estrada de Vigário da Vara, s/n - Conceição do Rio Acima

    CEP 35.960-000 - Santa Bárbara - MG

  • Pontos de Referência

    Em Santa Bárbara, pegar a estrada do Caraça até a ponte do Rio Caraça e em seguida pegar à direita seguindo a estrada para Conceição do Rio Acima e Vigário da Vara, na bifurcação depois de Conceição do Rio Acima seguir a estrada da Espingarda Queimada, sentido Rio Acima já adentrando o Parque ou seguir em direção a Vigário da Vara, comunidade vizinha ao Parque, com possibilidade de acesso à bela Cachoeira e as Ruínas do Capivari. O Parque pode ser acessado também pela comunidade de André do Mato Dentro e Cruz dos Peixotos, cujo acesso principal é feito por Caeté e também o acesso à Serra do Capanema que é feito pela Rodovia os Inconfidentes e em seguida estrada da Mina Capanema até adentrar os limites do Parque.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Plano de Manejo para visitação em fase de elaboração. Para mais informações é recomendável que seja feito contato com a ICMBio pelo número (31) 3545-1883

  • Tipo de Visita

    Não guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Possibilidades de práticas de ecoturismo, turismo de aventura, turismo pedagógico, observação da vida selvagem, visitação científica, de realização de caminhadas curtas e longas (travessias), ciclismo, escalada, visitação a cavernas e sítios históricos. E há, ainda, as dezenas de cachoeiras balneáveis, de águas límpidas em meio a remanescentes bem preservados de Mata Atlântica, vegetação campestre e Cerrado.

  • Acessibilidade

3.30
(150)

Santa Bárbara

Avalie aqui

Deseja informar que o local não coincide com o item a ser avaliado?

O que eu procuro em Minas?