Parque Estadual do Itacolomi
O Parque Estadual do Itacolomi, que possui portarias nos municípios de Ouro Preto e Mariana, é um reserva de Mata Atlântica e um berço da história de Minas Gerais. O Pico do Itacolomi, marca registrada do Parque, com seus 1.772m de altitude, foi ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que desejavam chegar à Vila Rica. O Parque impressiona por oferecer muitas atrações e opções para todas as idades. Entre os atrativos naturais estão a Represa do Custódio, o Mirante do Custódio, além de uma tirolesa e diversas trilhas, todas autoguiadas e muito bem sinalizadas. A unidade também é abrigo de diversas construções históricas, como a Casa do Bandeirista, a Casa dos Visitantes, o Museu do Chá e a Capela de São José. A Casa do Bandeirista e o Centro de Visitantes foram construídos entre 1706 e 1708 e são amostras da arquitetura paulista em Minas Gerais considerada por especialistas o primeiro prédio público do Estado. Com Infraestrutura completa: Centro de visitantes, restaurante, área de convívio, churrasqueiras com mesas e bancos, parquinho infantil, quadra de areia, banheiros, vestiários masculino e feminino, área de camping, alojamentos, casa do pesquisador, casa de hóspedes são serivços e equipamentos oferecidos no Parque.
-
Localização
Rururbana
Rodovia dos Inconfidentes (BR-356), KM 3 - Vila Itacolomi
CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG
-
Pontos de Referência
A partir de Belo Horizonte, seguir pela BR 040 e depois pela rodovia dos Inconfidentes (BR 356) para Ouro Preto. O principal acesso ao Parque Estadual do Itacolomi está entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, pela rodovia do Contorno, saindo de Ouro Preto em direção a Passagem de Mariana (distrito do município de Mariana), até o entroncamento com a MG - 262, onde se localiza a entrada principal do parque.
-
Horário de Funcionamento
-
Tipo de Visita
Auto-guiada;Guiada;
-
Entrada
Paga
10,00
-
Atividades Realizadas
A visitação é aberta de terça-feira a domingo de 8h00 as 17h00. O Parque dispõe de Centro de Visitantes, Museu do Chá e Casa Bandeirista, além de trilhas interpretativas e atrativos naturais. As visitas guiadas ao Pico do Itacolomi devem ser agendadas junto à administração. A área de camping, conta com estrutura de apoio, inclusive restaurante, devendo ser agendada a permanência no camping, pois o número de barracas é limitado. Para melhores informações, o visitante deve entrar em contato pelo telefone (31) 3551-6193 ou por e-mail peitacolomi@meioambiente.mg.gov.br
-
Acessibilidade