Mãe D'Água
O parque Mãe D'Água foi criado em 1896, como um manancial para garantir o abastecimento de água da cidade. No mesmo ano foi construído o primeiro chafariz para servir a população, mantido até hoje. A água que brota no local forma uma pequena represa e em sua vasão nasce o córrego que desce entre pedras. Tornou-se um atrativo turístico, com opções de lazer para os visitantes: lagos, trilhas, brinquedos e suas fontes naturais. Na década de 1970 foi construído o campo de futebol. Atualmente é patrimônio tombado, e ocupa uma área 12,47 ha de Mata Atlântica preservada, sendo 10,56 ha de cobertura florestal e 01,91 ha de área de lazer e vias de circulação. A circulação interna se dá por uma estrada que atravessa a mata até o campo, e também pelas trilhas. As espécies de animais e árvores estão catalogadas para garantir sua preservação, havendo exemplares raros entre elas.
-
Localização
Urbana
Rua Presidente Castelo Branco, s/n - Alvorada
CEP 39.700-000 - Peçanha - MG
-
Pontos de Referência
Saindo do Coreto, descer a Avenida dos Bragas e entrar na Rua Rafael Caio Nunes Coelho. No final da rua virar à esquerda e contornar a Praça Marechal Floriano. Entrar na Rua Presidente Castelo Branco, que dá acesso ao portão principal do Parque. Rua calçada, iluminada, área residencial.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
Fica aberto nos finais de semana, porém sem a presença de funcionários. Recomenda-se a visitação das 8 horas às 16 horas. Os funcionários não permanecem no Parque no horário de almoço.
-
Tipo de Visita
Auto-guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
caminhada, trilhas, esporte, pique-nique, passeio...
-
Acessibilidade