Igreja Matriz
A primeira Capela construída pelo Capitão Francysco Antônio de Moraes, em 1836, era um pequeno templo, que mais tarde haveria de ser aumentado. Em 1852, o Tenente-Coronel Elias de Deus Vieira tomou frente ao empreendimento, contratando o arquiteto João Guilherme Raimundo que, em outubro desse mesmo ano, deu início às obras de conclusão do templo. De 1852 a 1894 não foi possível encontrar registros a respeito da Capela de Nossa Senhora do Carmo. Somente no dia 24 de julho de 1894, por iniciativa do Vigário Manoel Francisco de Moraes, decidiu-se reconstruir inteiramente a capela, transformando-a em um templo à altura de Carmo do Paranaíba. No dia 1º de agosto de 1898 foi assinado um contrato com o engenheiro Francisco Palmério, visando à construção do novo templo. Conjugando esforços, ricos e pobres, todos participaram da construção. Conta-se que a razão de estar a Matriz de Nossa Senhora do Carmo de costas para a cidade seria por exigência do Coronel Sabino de Deus Vieira, que a queria de frente para a sua residência. Na ocasião em que foi demolida a primeira capela, ele teria manifestado esse seu desejo. No dia 27 de fevereiro de 1900 o povo "carmelitano" assistiu à bênção da nova Matriz de Nossa Senhora do Carmo, dada por Dom Eduardo Duarte Silva, Bispo da Diocese de Sant'Anna de Goiás.
-
Localização
Urbana
Rua Bonfim, 2, Igreja Matriz - Parque do Taboão
CEP 38.840-000 - Carmo do Paranaíba - MG
-
Pontos de Referência
Para quem chega em Carmo do Paranaíba pela BR-354(sentido Patos de Minas\Carmo do Paranaíba), e pega a Avenida João Batista da Silva, uma das entradas da cidade. Siga em frente ate a Avenida Dr. Aristides de Melo. Ao passar pelo Banco Bradesco, tome a Avenida Frei Gabriel( a esquerda) e siga em frente. Bem sinalizado com placas desde a entrada da cidade.
-
Horário de Funcionamento
-
Tipo de Visita
Não guiada;Auto-guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
Celebrações Eucarísticas, Cultos, Novenas e visita não guiada entre outras atividades. As visitas são realizadas durante as celebrações.
-
Acessibilidade