Trilha do Barão
É uma trilha que foi construída pelos escravos do Barão de Grão Mogol, o senhor Gualter Martins Pereira, para ligar a sua fazenda ao Arraial de Grão Mogol.Foi toda pavimentada em cantarias (pedras irregulares), e margeadas por muros de arrimo em rocha.Uma exuberante e desafiadora engenharia, se tratando das íngremes encostas da serra.Trata-se da mais importante trilha preservada no município e até mesmo na região do Norte de Minas. Um lugar de beleza sem igual, boa parte do trajeto tem uma vegetação rasteira em decorrência da altitude, tornando o local com boa ventilação. O Barão representava os interesses da coroa portuguesa e por isso era a personalidade local mais importante na época da extração de diamantes.Esse fato fez com que a trilha fosse considerada por todos uma estrada real.Por ela o Barão e seus familiares eram transportados em liteiras pelos escravos até chegar à cidade.Mesmo após a mudança do Barão Rio Claro (SP), a trilha continuou a ser utilizada por lavradores.
-
Localização
Rururbana
Fazenda Cafezal, -
CEP - Grão Mogol - MG
-
Pontos de Referência
A partir da rua Cristiano Relo segue pela rua Santa Rita, vira à esquerda quando chegar na primeira esquina segue até o final da rua Franklin Barbosa, onde inicia o caminho de pedras, denominado Trilha do Barão.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
Visitas devem ser feitas somente com agendamento prévio no escritório do IEF local e com devido acompanhamento de guia/condutor de turismo contatado pelo visitante ( esse agendamento geralmente é feito pelo próprio guia) .
-
Tipo de Visita
Guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
No atrativo podem ser realizadas atividades como caminhada, visita à Fazenda Cafezal, estudos e comtemplação.
-
Acessibilidade