Corredeiras da Mineração
As Corredeiras da Mineração é um atrativo muito poético, pois constitui-se de uma série de pequenas quedas em “panelões” de pedras, e se situam logo depois do Poço do Funil, local onde foram instaladas as peças inglesas de mineração, no período do ouro. É um pedaço do leito do Rio Aiuruoca, que fica depois desse rio banhar o centro da cidade, e nos revela o momento histórico dos tempos da mineração, quando o Barão de Cocais mandou trazer da Inglaterra um maquinário para ser instalado no Poço do Funil, para extração de ouro. As antigas peças foram retiradas do rio e ganharam um espaço de visitação no pátio da Escola Municipal Coronel Porfírio Mendes Pinto, onde também funciona a Escola Estadual Maria do Carmo Lima Pinto, de Ensino Médio. Na atualidade, tanto o Poço do Funil, quanto as Corredeiras da Mineração só servem à visitação de turistas que lá fazem seus banhos, passeios e promovem encontros inesquecíveis.
-
Localização
Rural
Estrada Alagoa-Aiuruoca, Km 3,5 - Ouro Fala
CEP 37.458-000 - Alagoa - MG
-
Pontos de Referência
Saindo de Alagoa pela estrada que a liga à cidade de Aiuruoca, a nordeste, percorre-se cerca de 3,5 km até a entrada sinalizada do Bairro Ouro Fala. Nesse ponto, entra-se à direita e segue-se por alguns poucos metros, quando se encontra a Ponte do Funil; acima dela, o Poço do Funil, e abaixo se vêem as Corredeiras da Mineração.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
Esse é um atrativo natural que pode ser visitado em qualquer horário do dia, sem nenhuma autorização e também sem a necessidade de guias.
-
Tipo de Visita
Não guiada;Auto-guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
Contemplação da beleza cênica, caminhadas, encontro de amigos, reuniões de famílias
-
Acessibilidade