Turismo em Minas Gerais | Conceição do Mato Dentro

Cachoeira do Tabuleiro

Com seus 273 metros de altura, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. Ela se destaca por cair de um paredão de tons avermelhados, caprichosamente esculpido pela natureza em formato de coração, o que faz sua imagem ser inconfundível. E não é à toa que essa maravilha faz jus a todos os títulos até então recebidos. Considerada pelo Guia Quatro Rodas por duas vezes consecutivas como a mais bonita do Brasil, também foi eleita em 2012, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real” em concurso realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A cachoeira encontra-se inserida no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, muito rico em biodiversidade tendo sua vegetação composta por matas de galeria, cerrado e campos rupestres. Na parte alta da cachoeira, antes da queda principal, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes. Na parte baixa existe um poço incrível e convidativo com cerca de 700 m² e 18 metros de profundidade. É um passeio imperdível para ver de perto a grandiosidade da natureza!

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Tabuleiro, s/n, Zona Rural - Zona Rural

    CEP 35.860-970 - Conceição do Mato Dentro - MG

  • Pontos de Referência

    Partindo de Belo Horizonte: Pegar a MG 424 sentido Aeroporto de Confins, até Lagoa Santa. Em seguida entrar no acesso para a MG 10, até o distrito de Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota) em Santana do Riacho. A partir desse ponto deve-se seguir a MG-010 por mais 63 Km até Conceição do Mato Dentro. Distante 19 km da sede de Conceição, o acesso pode ser feito partindo do centro da cidade, seguindo pela Avenida JK até o bairro Barro Vermelho. A partir da saída para o distrito de Tabuleiro MG, basta seguir a sinalização indicativa. Estando no distrito, o visitante deve seguir por mais 2km (em veículo) até a sede do Parque. A partir desse ponto é preciso caminhar aproximadamente 1h30, por 3km de trilha, com certo grau de dificuldade para se chegar ao poço da cachoeira.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Guiada;

  • Entrada

    Paga

    10,00

  • Atividades Realizadas

    Trekking, banhos, mergulhos e apreciação da natureza, bem como observação de fauna e flora. Atividades de esportes de aventura, como rapel, escalada, slackline, base jump, entre outros, são permitidas mediantes autorização prévia e checada a capacidade técnica do praticante.

  • Acessibilidade