Sítio Arqueológico da Comunidade Quilombola Chacrinha dos Pretos
O Quilombo Chacrinha dos Pretos formou-se ao longo de cento e oitenta e um (181) anos numa faixa territorial envolvida pelas trajetórias históricas de duas fazendas: Chácara e Santa Cecília, ambas oriundas da década de 1750. Em 2005 esta localidade, marcadamente formada por famílias negras, foi certificada pela Fundação Cultural Palmares como uma comunidade quilombola. Esta certificação significou, a partir das definições contemporâneas sobre o conceito de quilombo, que seus moradores têm compartilhado, ao longo do tempo, uma visão de origem comum que se encontra na base dos seus valores, das suas práticas culturais e de suas noções sobre identidade e de sua relação com seu território. Marco do início de formação da comunidade, é as Ruínas da Fazenda da Chácara, que compõem o Sítio Arqueológico das Ruínas da Chacrinha dos Pretos, que representam para a Comunidade local o início da formação do Quilombo. Este Sítio Arqueológico possui Tombamento a Nível Municipal, como Patrimônio Cultural Material de Belo Vale, através do Decreto de Nº 1249/2011. No ano de 2021, a comunidade Quilombola chacrinha dos Pretos foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Belo Vale através do Decreto de Nº 686/2021.
-
Localização
Rural
Quilombo da Chacrinha , S/N, Ruínas - Zona Rural
CEP 35.473-000 - Belo Vale - MG
-
Pontos de Referência
Após deixar a BR-040 tomar a BR MG-442 que liga a BR-040 a cidade de Belo vale, após descer a Serra do Mascate avistará placa indicativa da comunidade quilombola onde deixará a MG-442 e seguirá pela estrada que liga até o sítio arqueológico.
-
Horário de Funcionamento
-
Tipo de Visita
Guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
Algumas apresentações para o público que agenda as suas visitas e também em datas comemorativas como abolição da escravatura e Dia da consciência negra, realizam apresentações.
-
Acessibilidade