Academia Mineira de Letras
A Academia Mineira de Letras foi fundada na cidade de Juiz de Fora, em 1909, por um grupo de jornalistas, escritores e profissionais ligados à literatura e à cultura. Em 1915, a instituição foi transferida para Belo Horizonte e, em 1987, passou a ocupar o Palacete Borges da Costa, ganhando posteriormente um anexo para receber eventos e reuniões. O conjunto das edificações se destaca pelo contraste clássico – o palacete, verdadeiro relicário – e o moderno, arrojado e funcional – o auditório anexo. O espaço abriga um acervo de 28 mil títulos e 32 mil exemplares, entre obras raras e únicas, inclusive de produção literária dos acadêmicos.
-
Localização
Urbana
Rua da Bahia, 1466 - Lourdes
CEP 30.160-011 - Belo Horizonte - MG
-
Pontos de Referência
Esquina com a Rua dos Timbiras.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
Os horários acima são referentes ao atendimentos administrativo. Horários para pesquisa acadêmica: De segunda a sexta, de 14h às 18h, mediante agendamento prévio Horários de visitação: De acordo com a programação disponível no link https://academiamineiradeletras.org.br/programacao/ Os horários podem variar de acordo com a programação de eventos.
-
Tipo de Visita
Auto-guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
Valorização da língua portuguesa com história, palestras voltadas para a leitura destacando livros de diversos escritores, comentários sobre peças de teatro, assuntos que estão em alta no que se diz questão à literatura e sua ligação com outras áreas, pesquisas no acervo da academia.
-
Acessibilidade