Uma região de vilarejos pequenos, casinhas antigas e o Pico do Itambé como painel de fundofazem do Vale um destino perfeito para quem quer ter contato com a vida tranquila de um lugar perdido no tempo, rico em belezas naturais, com cachoeiras e trilhas que cortam os preservados campos rupestres da Serra do Espinhaço. Em alguns vilarejos, a hospedagem fica por conta dos moradores, que abrem suas casas com muita alegria e disposição para os viajantes interessados em uma imersão no estilo de vida local. A culinária também conquista a todos com suas quitandas, biscoitos de goma, broas assadas e, claro, o tradicional queijo do Serro. Tudo muito simples, mas feito com amor, generosidade e originalidade. Essa troca de vivências tão diferentes é a parte mais especial da viagem.

Localizado no Alto do Jequitinhonha, estas localidades levam o visitante a experimentar as coisas simples do dia a dia, ao mesmo tempo em que têm contato com as histórias contadas pelos moradores.

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

1º Dia – Campo Buriti
Chegada à Comunidade de Campo Buriti, onde o turista ficará hospedado em receptivos familiares e conhecerá o artesanato local, tendo a possibilidade de manuseio e aprendizagem na sua confecção. À tarde, caminhada para conhecer os caminhos e o processo de retirada da matéria prima das peças (barro).

Dia 2

2º Dia – Campo Buriti/ Campo Alegre
Café da manhã nos receptivos familiares com quitutes mineiros. Oficina de modelagem de cerâmica com os artistas locais e à tarde, visita à comunidade de Campo Alegre com o galpão de exposição e venda de peças dos mais de 80 artesãos do povoado e visita ao pequeno museu comunitário.

Dia 3

3º Dia – Campo Buriti/Minas Novas
Visita a Minas Novas – pequena cidade histórica que ainda preserva casarios antigos, como o Sobradão, primeiro edifício de 4 andares do Brasil que abriga o Museu da Cerâmica regional e a loja de artesanato local. Retorno a Campo Buriti. À tarde, acontece a oficina de óleo e pintura e têm a oportunidade de queimar as peças no forno à lenha.

Atrações para você visitar