Turismo em Minas Gerais | Santa Maria do Suaçuí

Lagoa Vapabuçu

A lagoa localiza-se próxima ao espigão da Serra do Espinhaço, na bacia do médio rio Doce e o curso d’água mais próximo é o ribeirão Vermelho. O clima é temperado e a vegetação é de floresta com espécies típicas da Mata Atlântica (vegetação secundária em regeneração) e capim colonião (pastos). O solo é arenoso, bem conservado nas margens, mas apresenta erosão nos topos dos morros, devido ao desmatamento. Espelho d’água com mais de 110ha, natural, com água transparente e fundo arenoso, possui paisagem contemplativa. Encontra-se a 282m de altitude. Citada na literatura e conhecida desde o tempo dos bandeirantes, é tida como o local onde Fernão Dias Paes Leme adquiriu a febre e pode deslumbrar-se com a “serra resplandecente” (Itaberabuçu).

Ver mais

• Localização

Rural

Zona Rural, - Poaia

CEP 39.780-000 - Santa Maria do Suaçuí - MG

• Pontos de Referência

Sair da Prefeitura Municipal pela rua Cônego Lafaiete, passando a Praça Luiz Temponi e subir a rua Deputado Nacip Raydan, seguindo a Rua Antônio Temponi. Pegar a estrada vicinal em direção ao distrito de Glucínio, atravessando-lo e continuar até o distrito de Graminha (município de Água Boa), seguindo daí até o distrito de Poaia. Prosseguir pela estrada vicinal, em direção ao trevo para Governador Valadares e São José da Safira por 12Km até a Fazenda Cachoeira Grande onde se encontra a lagoa Vapabuçu, às margens da rodovia.

• Horário de Funcionamento

• Tipo de Visita

Não guiada;

• Entrada

Franca

• Atividades Realizadas

Recreação, lazer, ecoturismo

• Acessibilidade

O que eu procuro em Minas?