Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio
Localizada em um paredão recuado na margem direita do rio Peruaçu. O local é cercado por pastagens, um pomar abandonado, como também ambientes em início de regeneração. Nas proximidades da lapa ocorre uma vegetação arbórea secundária. No final da trilha as formações florestais encontram-se bem conservadas. Caverna desenvolvida em calcários estratificados, sublinhados por filmes argilosos. O conduto principal no terço final é bloqueado por deposições químicas (colunas e escorrimentos). Apresenta uma largura média de 30m. A Lapa possui uma grande quantidade de espeleotemas frágeis, como estalactites e estalagmites, travertinos, ninhos de pérolas, cortinas e colunas. Essas delicadas formações se encontram nas paredes, tetos e pisos, quase sempre ao alcance do visitante.
-
Localização
Rural
BR 135, Km 155 - Comunidade do Fabião I
CEP - Itacarambi - MG
-
Pontos de Referência
O acesso até a entrada do Parque pode ser feito de ônibus ou carro, sendo que para acessar os roteiros do Parque é necessário veículo motorizado, próprio ou alugado. - De avião: O aeroporto mais próximo é o de Montes Claros, que fica a 200 km da entrada do Parque. Há vôos regulares partindo do Aeroporto de Confins para Montes Claros, sendo que a partir de lá, é possível ir de ônibus de linha até Januária , Itacarambi e são João das missões - De ônibus: É possível chegar a Januária ou Itacarambi, vindo de Brasília, Belo Horizonte ou Montes Claros. - De carro: A sede do Parque fica na comunidade do Fabião I, às margens da BR 135, km 155. Partindo de Itacarambi, são 15 km ate o ICMBIO entrada do Parque Nacional Cavernas.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
De segunda a domingo, de 08 às 18 horas, sendo que a entrada nos atrativos é permitida até as 15 horas.
-
Tipo de Visita
Guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
A trilha de acesso não oferece grandes riscos ao visitante, porém, em época chuvosa pode se tornar escorregadia. Alguns trechos possuem forte inclinação, piso escorregadio, blocos soltos, drenagens sazonais e processos erosivos que dificultam a caminhada. A travessia do rio Peruaçu pode ocasionar risco para o visitante, o que requer cuidados especialmente na época das chuvas. Na entrada da lapa pode ocorrer a presença de transmissores de endemias típicas da região como a leishmaniose.
-
Acessibilidade